Ansiedade X Insônia
A insônia tem relação com a ansiedade?
Apesar de serem duas coisas diferentes, ainda sim, estão relacionadas em alguns casos.
As pessoas ansiosas comumente tem mais problemas na hora de dormir e principalmente em continuar a dormir. Também é comum, que pessoas que sofram com insônia tenham ansiedade em um grau mais elevado.
Algumas pessoas podem conviver com esses dois distúrbios, porém estudos mostram que a quantidade de pessoas com insônia é muito maior que pessoas que tem ansiedade.
Para nos situarmos melhor, vejamos o que vem a ser insônia: É um distúrbio do sono que impede um sono reparador, trazendo prejuízos para a vida diária da pessoa.
Já ansiedade é: Um resultado emocional do medo ou (pré)ocupação excessiva com algo real ou imaginário, frente a situações desconhecidas, que podem nem chegar a se concretizar.
E quais são os sintomas?
Insônia: Dificuldade para dormir, acordar a noite, irritabilidade, mau humor, estado de depressão, cansaço e sonolência diurnos e ansiedade.
Ansiedade: Fatores físicos são gerados, como: palpitações, boca seca, diarreia, micção frequentes, sudorese excessiva, angústia, náuseas, dificuldade na hora de engolir, transtorno do sono, tremores, fadiga.
Tanto a insônia pode ser um sintoma da ansiedade como vice-versa.
Mas o que elas tem em comum?
Foram realizadas pesquisas que constataram que a insônia é um fator gerador de ansiedade em algumas pessoas. E o inverso também acontece, a ansiedade é o pavio para a insônia.
Para tudo e agora? Como pode ser feito o tratamento?
Se a insônia vem dissociada da ansiedade e vice-versa, então procura-se médicos distintos, porém se aparecem em uma mesma pessoa ao mesmo tempo, então é recomendado que se procure ajuda médica, com um psiquiatra ou neurologista ou médico do sono ou otorrinolaringologista. A severidade do quadro é que vai dar um norte para qual especialista se encaminhar.
Para ajudar na melhora do quadro, você pode adotar hábitos saudáveis como se exercitar, se alimentar balanceadamente, ter uma rotina de sono, medicação adequada prescrita pelo médico que está te acompanhando, além de terapias complementares que também contribuem para a qualidade de seu sono.
Ficou curioso(a)? Estou a sua disposição e posso te ajudar!