Noites mal dormidas na gestação
Neste período o ideal é que a gestante descanse bastante, pois vários hormônios são liberados nesta fase provocando sonolência.
Algumas gestantes apresentam um quadro de insônia no primeiro trimestre de gestação, e quem são os vilões que provocam isso?
A ansiedade e o estresse.
A medida que a gravidez avança, o bebê começa a crescer novos incômodos além da insônia, começam a aparecer na hora do repouso.
O aumento de peso e o tamanho da barriga prejudicam a respiração e uma posição confortável fica mais difícil de encontrar. Nesta etapa, por causa desses fatores, a apneia do sono, que é um distúrbio que prejudica a respiração, pode se fazer presente, trazendo o ronco.
Um estudo realizado na Califórnia, constatou que grávidas nestas condições tiveram um risco de 40% a mais de ter um parto prematuro.
Exercícios físicos, acupuntura, terapias holísticas e cuidado especial com a saúde emocional da gestante, são algumas dicas que podem melhorar esse quadro.
Outras dicas importantes também para uma boa higiene do sono: dormir em um local tranquilo, escuro, livre de barulhos e sem a presença de celular ou tv ou computador, a luminosidade desses aparelhos diminui a produção do hormônio melatonina responsável pela indução ao sono.