Solidão prejudica a saúde I
Solidão é o estado em que a pessoa se encontra estando só ou se sentindo só e quando tem por companhia a tristeza, interferem no bem estar e viabilizam o desencadeamento de estresse, ansiedade ou depressão, trazendo pela mão também a insônia e a desregulação de vários hormônios.
Na terceira idade as consequências da solidão são mais acentuadas, por terem mais dificuldade de manter o convívio social, seja por sua condição de saúde ou pela impossibilidade econômica.
A solidão pode causar:
1. Pressão alta: Por não tem um controle de alimentação e falta de exercícios físicos continuados. E se sofrem de depressão ou ansiedade fazem o cortisol, hormônio do estresse, disparar provocando pressão alta, podendo ter ataques cardíacos, derrames ou problema de rins;
2. Predisposição ao aparecimento do câncer: Os solitários estão em estresse constante podendo desenvolver câncer. Podem tender a comer excessivamente, consumir muitas bebidas alcoólicas ou fumar demais. Pessoas depressivas tem mais recidivas do câncer e tendem a perder a batalha pro câncer por ter menos apoio durante o tratamento e tendem a faltar às consultas e não participam das atividades de apoio social;
3. É estressado e ansioso: Tanto a solidão como a depressão e a ansiedade, indicam que o corpo está sob o efeito do estresse, aumentando o cortisol que é o hormônio do estresse, causando a perda de massa muscular, lapsos de memória e dificuldade em aprender.
Continuaremos em próximos posts a falar sobre este assunto, fique ligadinho!
Sente-se ansioso, estressado, com insônia? Eu posso te ajudar!