A alimentação influencia no equilíbrio emocional!

Alimentação e equilíbrio emocional

Por todos os acontecimentos da vida moderna, existem cada vez mais pessoas depressivas, ansiosas e estressadas.

Suas emoções causam uma descarga de reações de defesa em seu organismo causando ativações excessivas em seu corpo, como pressão alta, níveis elevados de gorduras no sangue, ácido úrico elevado, problemas estomacais, aumento de peso, queda na imunidade, dentre outros contratempos.

O desequilíbrio emocional pode estar relacionado a uma alimentação inadequada.

Exemplos disso, são a ansiedade e depressão que tem relação com os níveis de serotonina no corpo, que é um neurotransmissor que age diretamente no cérebro trazendo sensação de bem-estar e bom humor. E esse neurotransmissor é produzido pelo triptofano, magnésio e vitaminas B existentes em alguns alimentos.

Já a depressão causa a produção dos hormônios de luta e fuga que são o cortisol e a adrenalina. Alguns alimentos podem piorar o estado do estresse, como o álcool, a cafeína, doces, sal em excesso, mas também tem alguns alimentos que aliviam o estresse como o arroz integral, algas, sementes, oleaginosas, chás e algumas ervas.

Em conjunto com a alimentação, também existem fatores psicológicos e ambientais que podem ajudar ou não no equilíbrio das emoções.

Posso te ajudar a ter mais tranquilidade e relaxamento.